Celular na sala de aula, pode?
Uma pesquisa divulgada no mês passado mostra que o celular ao contrário do que muitos podem pensar, pode ajudar em sala de aula. O relatório Horizon 2010, que identifica tecnologias que podem ter impacto na educação nos próximos anos, aponta o telefone como uma das ferramentas pedagógicas do futuro porque pode ser útil para pesquisas durante a aula, gravar trechos de explicações do professor e até para compartilhar com a turma, por meio de redes sociais como o Twitter e blogs, dados de saídas a campo.
E você, o que acha desse assunto?
Dois pesos, duas medidas
::: QUANDO AJUDA
– Internet: com o consentimento do professor, alunos podem buscar mais informações sobre o tema estudado
– Pesquisas: dados coletados em saídas de campo podem ser divulgados para a turma no Twitter
– Tirar fotos: de fórmulas ou uma explicação para serem revistas antes de provas
– Vídeos e áudios: com permissão do professor, alunos podem filmar ou gravar trechos de explicações para ver ou ouvir em casa
– Dicionário: consultar o significado de palavras e conhecer o significado em outras línguas
::: QUANDO ATRAPALHA
– Ligações: estudantes que falam ao celular nas aulas perdem explicações e prejudicam a classe
– Mensagens: trocar torpedos compromete a atenção dos alunos e representa desrespeito
– Toque: se não estiver desligado ou no silencioso, aparelho pode tocar na hora errada
– Cola: alunos mal-intencionados podem usá-lo para enviar e receber gabaritos de provas
– Gravações clandestinas: aulas gravadas sem autorização podem parar na internet sem consentimento. No YouTube, há quase 800 vídeos de "aula chata"
- DIÁRIO CATARINENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário