Educação
05/07/2010 11h45min
(Comunicação Portal Social )
O Ensino Médio, etapa escolar com a maior taxa de evasão no país, sofre também com um tipo informal de abandono: o desinteresse. Essa pode ser uma das causas do crescimento de apenas 0,1 na nota de 3,6 do nível no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgado na quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Um levantamento que mapeou formas alternativas de não participação na vida escolar mostra que “não querer comparecer” às aulas foi o segundo principal motivo de ausências entre os estudantes do Ensino Médio. Entre os alunos que disseram ter faltado algum dia nos últimos dois meses, 21,5% alegaram que simplesmente não quiseram ir. O desinteresse só perdeu para problemas de saúde, apontado por 41% como a razão das ausências.
A pesquisa Mapeando as Formas Alternativas de Não Participação cruzou dados do Censo Escolar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que pudessem refletir o desinteresse, como as faltas e o fato de fazer ou não a lição de casa. Os resultados, porém, apontam somente alguns indícios da falta de interesse.
“Identificar todas as formas alternativas de não participação exige dados muito específicos. O ideal seria estudos em sala de aula, que são muito caros”. afirma Elaine Toldo Pazello, pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e umas das responsáveis pelo levantamento.
A pesquisa revelou que menos da metade dos estudantes do Ensino Médio (41,5%) faz sempre a lição de casa. O número é 17% menor em comparação aos alunos do Ensino Fundamental.
“Um fator surpreendente foi ver que o trabalho ou problemas de dinheiro e transporte não têm impacto significativo, ao contrário do que se esperava”, diz Elaine.
Conteúdo das disciplinas também afasta adolescentes
O estudante do 2º ano do Ensino Médio Luís Henrique Leal, 18 anos, diz que atualmente se empenha nos estudos, apesar de trabalhar como barman.
“Repeti duas vezes e parei um ano. Antes, eu ia para a escola, mas não queria estudar. Agora estou com a cabeça melhor, tento evitar bagunça”, conta.
Segundo Leal, há vários colegas que não se importam:
“Tem muito aluno que só pega a lição dos outros, falta demais, só vai para fazer bagunça e sair com as meninas”.
Segundo pesquisadores da área de educação, o que mais repele os alunos é o conteúdo oferecido no Ensino Médio, que, na visão dos jovens, não tem relação com as necessidades e os interesses da faixa etária.
As disciplinas ensinadas são generalistas e, para os estudantes, parecem não ter impacto prático algum em suas vidas.
Fonte: Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário